Conforme criação de dois professores da Universidade de Harvard, esta teoria defende que não se pode ignorar pequenos delitos, como roubo de baixas quantias ou depredações de propriedades, porque eles são a porta de entrada para crimes maiores.
Infelizmente no Brasil, qualquer tipo de crime é tolerado. A sensação de impunidade é tão grande, que todos os tipos de bandidos cometem vários crimes com a certeza de não precisar pagar por eles.
As pessoas de bem se sentem reféns neste País onde a desorganização, roubo, enganação e mentiras reinam. As Leis não são cumpridas e o mesmo tipo de crime é cometido diversas vezes pela mesma pessoa; várias vidas são perdidas e os profissionais de combate ao crime se sentem desmotivados.
É necessária uma reforma profunda na Legislação Penal e no Sistema Penitenciário. As Penas precisam ser cumpridas rigorosamente para serem respeitadas, valorizadas e servirem de exemplo para que os crimes não sejam cometidos. As Forças Policiais precisam ser respeitadas, valorizadas, bem preparadas, mas também punidas severamente, caso deixem de exercer suas atividades corretamente ou cometerem crimes.
Se continuar neste ritmo, o Brasil vai regredir a Idade da Pedra, onde o mais forte usava sua clava para conquistar suas vitórias pessoais e afastar o inimigo.
Robinson Araújo.