Robinson Moreira de Araújo
Estava conversando com um amigo a respeito da colonização Brasileira e lamentamos o fato do Brasil ter sido descoberto e colonizado pelos Portugueses.
A lamentação foi referente ao fato dos Portugueses colonizarem o país apenas para extrair seus “tesouros” e isolar os bandidos Portugueses.
Quando fomos descobertos por Pedro Álvares Cabral a navegação era praticamente uma loteria, onde o VENTO decidia quais rumo as embarcações tomavam.
É notória a diferença de hábitos e costumes dos países de colonização Portuguesa, Francesa, Espanhola ou Inglesa. A forma como estes países tratavam suas colônias e administravam as pessoas e riqueza deixa evidente no que estas colônias se transformaram. Estados Unidos, Hong Kong, Guianas Francesa, México e principalmente, na minha opinião, os países do continente Africano.
Fui criado sob influência Africana, Alemã e Indígena e herdei algumas características como disciplina, determinação e crença na valorização do ser humano. Nos países Africanos notamos o desenvolvimento em Angola, Congo, Etiópia e República da África do Sul. O saneamento básico, educação, segurança e sistema político é precário nos países com colonização Portuguesa.
O VENTO foi mais generoso com os Estados Unidos e hoje percebemos que a colonização e a condução cultural, econômica e política foram fundamentais para o futuro desta nação, uma potência que conduz o mundo a seu favor.
Quando D.Pedro I proclamou a Independência do Brasil, recebendo os VENTOS suaves, comuns nas margens do Rio Ipiranga, herdamos muito mais que apenas Independência Política, herdamos várias dívidas de Portugal para com outros países, dívidas estas, que nossos administradores não tiveram competência, ou vontade para quitar. Aprendi que devemos honrar nossas dívidas e não prejudicar ao próximo, características não comuns aos mercenários e foras da lei que habitavam terras tupiniquins no século 16.
Hoje no Congresso Nacional temos descendentes de toda a corja vindoura de Portugal, há gente honesta também, mas entre o jogo de interesses e toma lá da cá, quem perde somos nós, marionetes no jogo de poder e riqueza. Por fim, vale salientar que diversas facetas de nossa história foram dirigidas pelo VENTO que direcionou, conduziu, orientou vários exploradores, colonizadores, pesquisadores, enfim, vários destinos e ações que criaram, transformaram e formaram a realidade da civilização.
E como diz o ditado “O VENTO move montanhas” e muita coisa ainda será alterada.
01/12/2005
5 Comments
Edmilson Bastos
Excelente texto.
Regina Varelas
Ótimo texto escrito com verdade e sensibilidade. Retrata bem nosso país e sentimentos.
Ginaldo Junior
Muito bom!
Antonio Cruz Júnior
Texto real que retrata nossa situação. Aguardo bons ventos….
Rose
O pior é não ver luz no fim do túnel…