IMPUNIDADE

Impunidade é um conceito que pode ter um sentido objetivo (técnico) ou um sentido subjetivo (ligado a impressões individuais).

A definição completa no Wikipedia é muito importante para explicar, mas não justificar esse sentimento no povo Brasileiro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impunidade

Desde criança aprendemos, ou deveríamos, que certas ações que fazemos podem trazer consequências serias para nós mesmos ou terceiros;  Tais como ferimentos, prejuízos, necessidades, perda de pessoas amadas, algo muito querido, etc.

Nosso pais através de explicações, conversas ou medidas disciplinares nos mostram essa realidade, dependendo do nosso grau de entendimento das coisas certas e erradas, pois existem erros involuntários por questão de idade ou falta de esclarecimento.

Isto faz parte de nossa EDUCAÇÃO.

Como podemos entender que uma pessoa responsável por uma família inteira é morta em um assalto e o infrator cumpre um sexto da pena e vai gozar de sua liberdade. Este mesmo infrator mata muitas pessoas e fica em liberdade. A pessoa ou pessoas que morreram não voltam mais. A família sente para sempre e o culpado está solto.

Como entender a morosidade dos processos na justiça e que por detalhes técnicos como falta de documentos para colher provas, testemunhas que mentem ou “interpretações da lei” mantem os culpados em liberdade e além de continuarem fazendo as inflações, incentivam os demais a também fazerem, uma vez que ficarão impunes.

Realmente, temos um problema de superpopulação no presídios, condições desumanas de convívio e permanência. O correto não seria fazer com as pessoas não quisessem ir para a prisão? Que a Lei fosse interpretada de uma única maneira e não a favor do bandido.

É possível recuperar um criminoso que cometeu vários delitos e várias vezes ou ser rígido e tirar o INCENTIVO de ir para a cadeia ou ficar impune?

Até que ponto os direitos humanos são preservados? Dos que matam, roubam, fraudam, torturam, maltratam, incapacitam ou das vítimas?

Existem culpados que causam o sofrimento de uma nação inteira, falta de educação, mortes por não atendimento médico, insegurança em qualquer lugar , o não direito de se divertir ou ficar em determinados lugares ou horários e continuam em liberdade.

A corrupção e o conluio entre os políticos destrói um país que tem todo potencial de ser uma potencia e exemplo de sustentabilidade e desenvolvimento.

Muitas mudanças precisam ser feitas no Brasil. Infelizmente os representantes do povo nunca pensam no coletivo (população) e sim nos seus benefícios e enriquecimento próprio.

Que DEUS nos proteja, por que os poderes não nos ajudarão.

Robinson Araujo Dez/2022