O que “turbina” a satisfação no trabalho em 24 áreas

São Paulo – O bom clima no ambiente de trabalho é a qualidade mais importante para a satisfação dos profissionais brasileiros. E importa mais do que um alto salário, segundo a opinião de 115 mil pessoas que participaram de pesquisa divulgada pela comunidade de carreiras Love Mondays.

“Há algum tempo, temos percebido que o salário não é o fator mais importante na avaliação dos profissionais e a pesquisa comprova esta realidade”, diz Luciana Caletti, CEO da Love Mondays.

Além de um lugar agradável de trabalho, também aparecem à frente do valor da remuneração, aspectos como benefícios, competência profissional dos colegas e até a pontualidade no pagamento do salário.

Na avaliação da CEO da Love Mondays, em tempos de economia retraída, os benefícios como plano de saúde, vale alimentação e vale transporte, por exemplo, dão mais segurança e estabilidade aos profissionais. “As pessoas estão alinhando expectativas ao fato de que poucas empresas estão concedendo aumento de salário e, consequentemente, passam a valorizar mais os benefícios corporativos”, diz Luciana.

O destaque dado para a competência dos colegas de trabalho mostra que aprendizado e desenvolvimento de carreira são questões fundamentais para a motivação e a satisfação das pessoas, também a CEO da Love Mondays.

Obrigação das empresas, o pagamento de salário em dia aparece como uma qualidade importante. E, mais uma vez, segundo Luciana, trata-se de um indicador de que a saúde financeira das empresas não passa pelo seu melhor momento. Em setores em que os profissionais têm um nível socioeconômico menor, esta é uma questão mais sensível, de acordo com ela.