“Doutrina da Inteligencia”

Prof. Leonardo Spinetti

“A necessidade de conhecer é comum a todos os níveis da atividade humana.” 

Doutrina de Inteligência – Conjunto de NORMAS e METODOS que REGULAM a atividade e os profissionais que atuam na área de inteligência.

As agencias de inteligência dos governos são conhecidas como : ORGÃOS DE INTELIGÊNCIA INSTITUCIONAL.

Nas empresas a área de inteligência é chamada de INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL.

As Medidas de Inteligência são normalmente utilizadas para :

No âmbito INSTITUCIONAL No âmbito Empresarial
Conhecer o INIMIGO Conhecer a CONCORRENCIA
Necessidade de VENCER Liderar MERCADO

O RESULTADO final da atividade de inteligência é a PRODUÇÂO de CONHECIMENTO.

Este conhecimento produzido pode ser difundido através de uma INFORMAÇÂO ou INFORME.

Diferença de INFORMAÇÂO e INFORME :

INFORMAÇÂO – Os dados coletados e analisados são a tradução da verdade e possuem confiabilidade.

Toda INFORMAÇÂO deve ser OBJETIVA

INFORME – Os dados coletados e analisados mesmo que verdadeiros não possuem comprovação.

O AGENTE – É um profissional, especialista em sua área, que faz parte da estrutura da organização é funcionário do quadro. É aquele que realiza a coleta ou a busca de dados.

DADOS BRUTOS – São os dados que ainda não foram ANALISADOS. A analise destes DADOS BRUTOS é realizada pelo ANALISTA DE INFORMAÇÔES.

Essa ANALISE é feita através de uma INTERPRETAÇÂO IMPESSOAL, gerando uma INFORMAÇÂO ou INFORME.

A INFORMAÇÂO ou o INFORME são de assessoria, para que um DECISOR, baseados nelas, tome decisões ou ações estratégicas.

* DECISOR é quem demanda para a área de inteligência.

Os 5 princípios básicos para a produção de conhecimento são :

1 – SEGURANÇA ( RESTRIÇÃO DE ACESSO )

2 – OBJETIVIDADE ( FOCO )

3 – IMPARCIALIDADE ( para NÂO GERAR DISTORÇÕES )

4 – OPORTUNIDADE ( PRAZO, limite de tempo )

5 – SIMPLICIDADE ( CLAREZA, DE IMEDIATA COMPREENSÃO )

Um Sistema de Inteligência é, basicamente,   Um Órgão Central composto por : Agencias/Escritórios Regionais.

FASES da produção de conhecimento.

1 – DEMANDA de um DECISOR através de um Pedido de Busca ( doc. externo)

DADOS CONHECIDOS

Todo Pedido de Busca contem DADOS SOLICITADOS

2 – PLANEJAMENTO ( avaliação de como será realizada a missão )

3 – REUNIÂO DE DADOS:

FORMAIS – dados públicos

OSTENSIVOS

INFORMAIS – dados obtidos em festas, reuniões, etc…

Os dados podem ser SIGILOSOS – Dados protegidos

Quando os dados a serem reunidos são OSTENSIVOS chamamos de COLETA

Quando os dados a serem reunidos são SIGILOSOS chamamos de BUSCA

Para se realizar a BUSCA por DADOS SIGILOSOS – Deve ser dada uma ORDEM de BUSCA ( O.B. ).

A ORDEM DE BUSCA é um documento interno dado pelo chefe da Agencia/Escritório de inteligência ao Setor de Operações para “respaldar” a missão de busca por dados sigilosos.

4 – PROCESSAMENTO

Temos as FASES de :

  • AVALIAÇÃO ( para definir o grau de credibilidade dos dados )
  • ANALISE ( dos dados coletados )
  • INTEGRAÇÃO ( dos dados )
  • INTERPRETAÇÃO
  • REDAÇÃO ( dar forma a informação )
  • DIFUSÃO ( encaminhamento da INFORMAÇÂO ao DECISOR )

Definição dos Graus de Credibilidade dos dados

FONTE VERACIDADE
A – Absolutamente idônea 1 – Confirmada por outras fontes
B – Usualmente idônea 2 – Pertinente com o tema
C – Razoavelmente idônea 3 – Duvidosa
D – Idoneidade desconhecida 4 – Sem elementos para julgar
E – Inidônea 5 – Falsa

 

FONTE – É a origem de informação, do informe, da dica, do bisu

JUIZO – Estabelece uma relação entre fatos ou assuntos

RACIOCINIO – É quando a partir de um ou mais juízos, chegamos a outro

APRECIAÇÂO – É um conhecimento que deriva de uma informação onde o Analista, quando solicitado, da seu ponto de vista sobre o assunto ou fato.

OPINIÂO – Presunção da certeza

CERTEZA – Convicção da certeza

A Contra Inteligencia

Proteger o conhecimento produzido, evitando os VAZAMENTOS de informação

A arma usada para conter os vazamentos é o CONTROLE de ACESSO

FUGA de CONHECIMENTO – É um tipo de vazamento de informação não intencional

Exemplos de métodos de contra Inteligência :

  • SABOTAGEM
  • CONTRA PROPAGANDA
  • CONTRA INFORMAÇÃO
  • INFILTRAÇÃO

ESTUDO ESTRATEGICO ( ESTUDO DE SITUAÇÃO )

ESTRATEGIA = É o Meio de direcionarmos nossos esforços visando atingir um objetivo definido.

Devemos adotar o Estudo Estrategico ( de Situação ) quando temos para um determinado caso varias opções, e ou, soluções.

Exemplo :

Estamos na Estácio no Centro da Cidade, queremos ir para a Barra da Tijuca, qual ou quais são nossas opções de caminho.

1 – Seguir pelo Aterro e irmos pela orla até a Barra

2 – Seguir pela Pres. Vargas, Pça. da Bandeira, Tijuca e Alto da Boa Vista

3 – Seguir pela Pres. Vargas, Pça. da Bandeira, Túnel Rebouças e Lagoa

Como temos mais de uma opção, devemos elencar os prós e os contras de cada uma, atribuindo quesitos que julgamos importantes ( itens favoráveis e itens não favoráveis ) e, ranquearmos da melhor para a pior.

Quando adotamos o conceito de Estudo de Situação ( Estratégia ) devemos avaliar os seguintes fatores :

De ADEQUABILIDADE – Verifica se e a opção escolhida nos leva ao objetivo, se é adequada.

De VIABILIDADE – Verifica se para a execução da opção escolhida temos suporte

De ACEITABILIDADE – Verifica se a opção escolhida não nos causa riscos

 

INTELIGENCIA EMPRESARIAL COMPETITIVA

 

É a produção de conhecimento para se atingir as metas estratégicas definidas pela empresa.

O método mais utilizado é o de monitoramento sistemático de informações sobre a concorrência, visando antecipar as oportunidades.

ETICA e MORAL norteiam as atividades de inteligência Empresarial Competitiva

Neste método os dados coletados são sempre OSTENSIVOS, ou seja, Públicos.

Estes dados Ostensivos ( Públicos ) podem ser FORMAIS ou INFORMAIS.

Os FORMAIS:  Auditorias; Noticias de jornais; Revistas; Vendedores; Distribuidores; Seminários

Os INFORMAIS: Fornecedores; Clientes; Funcionários demitidos

A coleta de dados, na Inteligência Empresarial, é realizada pelos AGENTES Corporativos

Inteligência Competitiva

A Inteligência Empresarial é composta por Contra – Inteligência Empresarial

A Inteligência Competitiva PRODUZ conhecimento sobre a concorrência ou sobre o mercado.

A Contra – Inteligência Empresarial PROTEGE os segredos empresariais e/ou o patrimônio da empresa ( instalações ).

Contra – Inteligência & Medidas de Proteção Orgânica

As medidas de Contra-Inteligência devem ter caráter PREVENTIVO voltadas ao CONTROLE DE ACESSO de pessoal ( orgânico ou não ) a áreas RESERVADAS.

As Medidas de Proteção Orgânica visam proteger a empresa, evitando que a concorrência conquiste uma vantagem de mercado sobre ela, e que a concorrência lance mão de ações, não éticas, na busca de segredos estratégicos ( Ações Adversas ).

As Medidas de Proteção Orgânica devem abranger os seguintes segmentos :

  • PESSOAL
  • DOCUMENTAÇÂO
  • COMUNICAÇÔES
  • ÁREAS ( Instalações / Material )
    • No segmento PESSOAL as MPO´s visam detectar e evitar em tempo, a admissão/recrutamento de um candidato considerado indesejávelO INFILTRADO sempre é um técnico compatível com o cargo a ser ocupado.O BOM espião é aquele que nunca é descoberto.Devem ser observadas as mudanças de comportamento e de desempenho funcional do contratado e dos funcionários já existentes.
    • Deve atuar nos demitidos e nos aposentados, pois estes possuem um grande conhecimento sobre a empresa.
    • Os processos de recrutamento/admissão são canais normais de acesso a empresa.
    • * O ESPIÂO – É um recrutador de pessoas, analisa as fragilidades de cada uma para poder usá-las.
    • ( INFILTRAÇÂO ).
  • No segmento DOCUMENTAÇÂO as MPO´s devem gerar um grau de classificação de acordo com a relevância/importância do documento ( o quanto ele pode ser destrutivo a empresa ).

Ultra-Secreto; Secreto; Confidencial 

Todos os documentos devem ser DESTRUIDOS ( incinerados, fragmentados ).

Um documento para ter veracidade deve ser AUTENTICADO ( um tipo de criptografia ). 

Ação Adversa = Uma ação HOSTIL que visa causar danos/prejuízos.

ACESSO = Oportunidade/condição para se penetrar em uma área reservada.

Acesso FuncionaL = Tipo de acesso a pessoas que estejam envolvidas na atividade da área

protegida, usa-se o método de credenciamento ( uso de crachás ).

RIGIDO CONTROLE DE ACESSO = Evita VAZAMENTOS

VAZAMENTO = Acesso/Interceptação não autorizado a um conhecimento.

VAZAMENTO INVOLUNTARIO = Uso da tática da sedução para se obter de alguém informações

sobre algo sigiloso. Usa-se o envolvimento aproveitando-se de uma fraqueza da pessoa.

Combate-se esse tipo de vazamento com processos de conscientização do corpo funcional

CREDENCIAMENTO = Tipo de permissão, como por exemplo, o uso de crachás para se ter Acesso, ou não, a determinadas áreas.

COMPARTIMENTAR = Segmentar/Limitar o conhecimento em áreas especificas para dificultar o acesso como um todo.

Limita o numero de pessoas com acesso ao conhecimento.

* Quanto MAIOR o grau de classificação do conhecimento, MENOR numero de pessoas devem ter acesso a ele.

Quando existe um VAZAMENTO, ou uma suspeita de, a informação sigilosa torna-se COMPROMETIDA.

Transferência Involuntária de Segredo = Tipo de VAZAMENTO, não tem fins lucrativos, o espião aproveita-se ( SEDUZ ) de uma fragilidade da pessoa ( exemplo : vaidade ).

VAZAMENTO INTENSIONAL = Tem fins lucrativos, praticados por pessoas de dentro da empresa ( INSIDERS )

MOTIVOS que levam a pessoa a TRAIR a empresa e desviar segredos:

CORRUPÇÂO ( 80 % dos casos )

CHANTAGEM

VINGANÇA

Segredo Industrial =  Segredo Comercial / Empresarial, pode ser como por exemplo :

Uma relação de clientes, fornecedores ou até o plano de salários.

VAZAMENTO por NEGLIGENCIA = Tipo de vazamento que é causado pela “boa fé” das pessoas, permitindo assim a invasão a áreas protegidas, exemplos : técnicos de telefonia, de refrigeração.

Estagiários, VAZAMENTO praticado por TEMPORARIOS ( Tipos )        Terceirizados, Equipe de limpeza, Motoristas

RISCO / AMEAÇA = Indício da possibilidade de ocorrer uma ação adversa afetando o patrimônio tangível e/ou intangível de uma empresa.

Para IDENTIFICAR os riscos devemos criar um sistema de ALERTA tais como :

  • MAPEAMENTO de AREAS de RISCO
  • Criar INDICADORES e MONITORA-LOS
  • Promover os ALERTAS

IDENTIFICAR os riscos REAIS e POTENCIAIS A ANALISE de RISCO visa:

AVALIAR as PROBABILIDADES;

AVALIAR o IMPACTO dos PREJUIZOS;

IMPLEMENTAR CONDUTAS para EVITAR os RISCOS.

 

 A EFETIVAÇÃO de um RISCO pode:  

PARALISAR TOTALMENTE a EMPRESA;

PARALISAR PARCIALMENTE a EMPRESA;

 

Robinson Moreira de Araújo

01 dez 15

Inteligencia Empresarial