Prof. Leonardo Spinetti
“A necessidade de conhecer é comum a todos os níveis da atividade humana.”
Doutrina de Inteligência – Conjunto de NORMAS e METODOS que REGULAM a atividade e os profissionais que atuam na área de inteligência.
As agencias de inteligência dos governos são conhecidas como : ORGÃOS DE INTELIGÊNCIA INSTITUCIONAL.
Nas empresas a área de inteligência é chamada de INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL.
As Medidas de Inteligência são normalmente utilizadas para :
No âmbito INSTITUCIONAL | No âmbito Empresarial |
Conhecer o INIMIGO | Conhecer a CONCORRENCIA |
Necessidade de VENCER | Liderar MERCADO |
O RESULTADO final da atividade de inteligência é a PRODUÇÂO de CONHECIMENTO.
Este conhecimento produzido pode ser difundido através de uma INFORMAÇÂO ou INFORME.
Diferença de INFORMAÇÂO e INFORME :
INFORMAÇÂO – Os dados coletados e analisados são a tradução da verdade e possuem confiabilidade.
Toda INFORMAÇÂO deve ser OBJETIVA
INFORME – Os dados coletados e analisados mesmo que verdadeiros não possuem comprovação.
O AGENTE – É um profissional, especialista em sua área, que faz parte da estrutura da organização é funcionário do quadro. É aquele que realiza a coleta ou a busca de dados.
DADOS BRUTOS – São os dados que ainda não foram ANALISADOS. A analise destes DADOS BRUTOS é realizada pelo ANALISTA DE INFORMAÇÔES.
Essa ANALISE é feita através de uma INTERPRETAÇÂO IMPESSOAL, gerando uma INFORMAÇÂO ou INFORME.
A INFORMAÇÂO ou o INFORME são de assessoria, para que um DECISOR, baseados nelas, tome decisões ou ações estratégicas.
* DECISOR é quem demanda para a área de inteligência.
Os 5 princípios básicos para a produção de conhecimento são :
1 – SEGURANÇA ( RESTRIÇÃO DE ACESSO )
2 – OBJETIVIDADE ( FOCO )
3 – IMPARCIALIDADE ( para NÂO GERAR DISTORÇÕES )
4 – OPORTUNIDADE ( PRAZO, limite de tempo )
5 – SIMPLICIDADE ( CLAREZA, DE IMEDIATA COMPREENSÃO )
Um Sistema de Inteligência é, basicamente, Um Órgão Central composto por : Agencias/Escritórios Regionais.
FASES da produção de conhecimento.
1 – DEMANDA de um DECISOR através de um Pedido de Busca ( doc. externo)
DADOS CONHECIDOS
Todo Pedido de Busca contem DADOS SOLICITADOS
2 – PLANEJAMENTO ( avaliação de como será realizada a missão )
3 – REUNIÂO DE DADOS:
FORMAIS – dados públicos
OSTENSIVOS
INFORMAIS – dados obtidos em festas, reuniões, etc…
Os dados podem ser SIGILOSOS – Dados protegidos
Quando os dados a serem reunidos são OSTENSIVOS chamamos de COLETA
Quando os dados a serem reunidos são SIGILOSOS chamamos de BUSCA
Para se realizar a BUSCA por DADOS SIGILOSOS – Deve ser dada uma ORDEM de BUSCA ( O.B. ).
A ORDEM DE BUSCA é um documento interno dado pelo chefe da Agencia/Escritório de inteligência ao Setor de Operações para “respaldar” a missão de busca por dados sigilosos.
4 – PROCESSAMENTO
Temos as FASES de :
- AVALIAÇÃO ( para definir o grau de credibilidade dos dados )
- ANALISE ( dos dados coletados )
- INTEGRAÇÃO ( dos dados )
- INTERPRETAÇÃO
- REDAÇÃO ( dar forma a informação )
- DIFUSÃO ( encaminhamento da INFORMAÇÂO ao DECISOR )
Definição dos Graus de Credibilidade dos dados
FONTE | VERACIDADE |
A – Absolutamente idônea | 1 – Confirmada por outras fontes |
B – Usualmente idônea | 2 – Pertinente com o tema |
C – Razoavelmente idônea | 3 – Duvidosa |
D – Idoneidade desconhecida | 4 – Sem elementos para julgar |
E – Inidônea | 5 – Falsa |
FONTE – É a origem de informação, do informe, da dica, do bisu
JUIZO – Estabelece uma relação entre fatos ou assuntos
RACIOCINIO – É quando a partir de um ou mais juízos, chegamos a outro
APRECIAÇÂO – É um conhecimento que deriva de uma informação onde o Analista, quando solicitado, da seu ponto de vista sobre o assunto ou fato.
OPINIÂO – Presunção da certeza
CERTEZA – Convicção da certeza
A Contra Inteligencia
Proteger o conhecimento produzido, evitando os VAZAMENTOS de informação
A arma usada para conter os vazamentos é o CONTROLE de ACESSO
FUGA de CONHECIMENTO – É um tipo de vazamento de informação não intencional
Exemplos de métodos de contra Inteligência :
- SABOTAGEM
- CONTRA PROPAGANDA
- CONTRA INFORMAÇÃO
- INFILTRAÇÃO
ESTUDO ESTRATEGICO ( ESTUDO DE SITUAÇÃO )
ESTRATEGIA = É o Meio de direcionarmos nossos esforços visando atingir um objetivo definido.
Devemos adotar o Estudo Estrategico ( de Situação ) quando temos para um determinado caso varias opções, e ou, soluções.
Exemplo :
Estamos na Estácio no Centro da Cidade, queremos ir para a Barra da Tijuca, qual ou quais são nossas opções de caminho.
1 – Seguir pelo Aterro e irmos pela orla até a Barra
2 – Seguir pela Pres. Vargas, Pça. da Bandeira, Tijuca e Alto da Boa Vista
3 – Seguir pela Pres. Vargas, Pça. da Bandeira, Túnel Rebouças e Lagoa
Como temos mais de uma opção, devemos elencar os prós e os contras de cada uma, atribuindo quesitos que julgamos importantes ( itens favoráveis e itens não favoráveis ) e, ranquearmos da melhor para a pior.
Quando adotamos o conceito de Estudo de Situação ( Estratégia ) devemos avaliar os seguintes fatores :
De ADEQUABILIDADE – Verifica se e a opção escolhida nos leva ao objetivo, se é adequada.
De VIABILIDADE – Verifica se para a execução da opção escolhida temos suporte
De ACEITABILIDADE – Verifica se a opção escolhida não nos causa riscos
INTELIGENCIA EMPRESARIAL COMPETITIVA
É a produção de conhecimento para se atingir as metas estratégicas definidas pela empresa.
O método mais utilizado é o de monitoramento sistemático de informações sobre a concorrência, visando antecipar as oportunidades.
ETICA e MORAL norteiam as atividades de inteligência Empresarial Competitiva
Neste método os dados coletados são sempre OSTENSIVOS, ou seja, Públicos.
Estes dados Ostensivos ( Públicos ) podem ser FORMAIS ou INFORMAIS.
Os FORMAIS: Auditorias; Noticias de jornais; Revistas; Vendedores; Distribuidores; Seminários
Os INFORMAIS: Fornecedores; Clientes; Funcionários demitidos
A coleta de dados, na Inteligência Empresarial, é realizada pelos AGENTES Corporativos
Inteligência Competitiva
A Inteligência Empresarial é composta por Contra – Inteligência Empresarial
A Inteligência Competitiva PRODUZ conhecimento sobre a concorrência ou sobre o mercado.
A Contra – Inteligência Empresarial PROTEGE os segredos empresariais e/ou o patrimônio da empresa ( instalações ).
Contra – Inteligência & Medidas de Proteção Orgânica
As medidas de Contra-Inteligência devem ter caráter PREVENTIVO voltadas ao CONTROLE DE ACESSO de pessoal ( orgânico ou não ) a áreas RESERVADAS.
As Medidas de Proteção Orgânica visam proteger a empresa, evitando que a concorrência conquiste uma vantagem de mercado sobre ela, e que a concorrência lance mão de ações, não éticas, na busca de segredos estratégicos ( Ações Adversas ).
As Medidas de Proteção Orgânica devem abranger os seguintes segmentos :
- PESSOAL
- DOCUMENTAÇÂO
- COMUNICAÇÔES
- ÁREAS ( Instalações / Material )
- No segmento PESSOAL as MPO´s visam detectar e evitar em tempo, a admissão/recrutamento de um candidato considerado indesejávelO INFILTRADO sempre é um técnico compatível com o cargo a ser ocupado.O BOM espião é aquele que nunca é descoberto.Devem ser observadas as mudanças de comportamento e de desempenho funcional do contratado e dos funcionários já existentes.
- Deve atuar nos demitidos e nos aposentados, pois estes possuem um grande conhecimento sobre a empresa.
- Os processos de recrutamento/admissão são canais normais de acesso a empresa.
- * O ESPIÂO – É um recrutador de pessoas, analisa as fragilidades de cada uma para poder usá-las.
- ( INFILTRAÇÂO ).
- No segmento DOCUMENTAÇÂO as MPO´s devem gerar um grau de classificação de acordo com a relevância/importância do documento ( o quanto ele pode ser destrutivo a empresa ).
Ultra-Secreto; Secreto; Confidencial
Todos os documentos devem ser DESTRUIDOS ( incinerados, fragmentados ).
Um documento para ter veracidade deve ser AUTENTICADO ( um tipo de criptografia ).
Ação Adversa = Uma ação HOSTIL que visa causar danos/prejuízos.
ACESSO = Oportunidade/condição para se penetrar em uma área reservada.
Acesso FuncionaL = Tipo de acesso a pessoas que estejam envolvidas na atividade da área
protegida, usa-se o método de credenciamento ( uso de crachás ).
RIGIDO CONTROLE DE ACESSO = Evita VAZAMENTOS
VAZAMENTO = Acesso/Interceptação não autorizado a um conhecimento.
VAZAMENTO INVOLUNTARIO = Uso da tática da sedução para se obter de alguém informações
sobre algo sigiloso. Usa-se o envolvimento aproveitando-se de uma fraqueza da pessoa.
Combate-se esse tipo de vazamento com processos de conscientização do corpo funcional
CREDENCIAMENTO = Tipo de permissão, como por exemplo, o uso de crachás para se ter Acesso, ou não, a determinadas áreas.
COMPARTIMENTAR = Segmentar/Limitar o conhecimento em áreas especificas para dificultar o acesso como um todo.
Limita o numero de pessoas com acesso ao conhecimento.
* Quanto MAIOR o grau de classificação do conhecimento, MENOR numero de pessoas devem ter acesso a ele.
Quando existe um VAZAMENTO, ou uma suspeita de, a informação sigilosa torna-se COMPROMETIDA.
Transferência Involuntária de Segredo = Tipo de VAZAMENTO, não tem fins lucrativos, o espião aproveita-se ( SEDUZ ) de uma fragilidade da pessoa ( exemplo : vaidade ).
VAZAMENTO INTENSIONAL = Tem fins lucrativos, praticados por pessoas de dentro da empresa ( INSIDERS )
MOTIVOS que levam a pessoa a TRAIR a empresa e desviar segredos:
CORRUPÇÂO ( 80 % dos casos )
CHANTAGEM
VINGANÇA
Segredo Industrial = Segredo Comercial / Empresarial, pode ser como por exemplo :
Uma relação de clientes, fornecedores ou até o plano de salários.
VAZAMENTO por NEGLIGENCIA = Tipo de vazamento que é causado pela “boa fé” das pessoas, permitindo assim a invasão a áreas protegidas, exemplos : técnicos de telefonia, de refrigeração.
Estagiários, VAZAMENTO praticado por TEMPORARIOS ( Tipos ) Terceirizados, Equipe de limpeza, Motoristas
RISCO / AMEAÇA = Indício da possibilidade de ocorrer uma ação adversa afetando o patrimônio tangível e/ou intangível de uma empresa.
Para IDENTIFICAR os riscos devemos criar um sistema de ALERTA tais como :
- MAPEAMENTO de AREAS de RISCO
- Criar INDICADORES e MONITORA-LOS
- Promover os ALERTAS
IDENTIFICAR os riscos REAIS e POTENCIAIS A ANALISE de RISCO visa:
AVALIAR as PROBABILIDADES;
AVALIAR o IMPACTO dos PREJUIZOS;
IMPLEMENTAR CONDUTAS para EVITAR os RISCOS.
A EFETIVAÇÃO de um RISCO pode:
PARALISAR TOTALMENTE a EMPRESA;
PARALISAR PARCIALMENTE a EMPRESA;
Robinson Moreira de Araújo
01 dez 15